Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018.
RELEASES

Especialista da ABEAD comenta Dia Nacional de Combate ao Fumo

Narguilé é o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para marcar a data
 
“Parece Inofensivo, mas fumar Narguilé equivale a fumar 100 cigarros”. Com esse slogan, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira (29), busca conscientizar o público jovem sobre os prejuízos do Narguilé à saúde. A expectativa do Ministério da Saúde é que, com a campanha, as pessoas conheçam os malefícios desse dispositivo.
 
A decisão de discutir o assunto tem como base o crescente número de novos usuários do produto no Brasil. Em 2008, de acordo com os dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), o Narguilé tinha quase 300 mil consumidores no país.
 
A especialista em tabagismo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), Sabrina Presman, explica que é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilés e cigarrilhas, que também são perigosas. “As pessoas tem uma ideia de que apenas o cigarro faz mal, porém todas as formas de fumo são derivadas do tabaco e nenhuma delas é segura ou isenta de dano”, ressalta.
 
Para Sabrina, é preciso investir na disseminação ampla da informação e na interrupção do consumo de outros produtos do tabaco entre os usuários. “É importante direcionar as intervenções, de forma a prevenir a aceitação social desse produto e a crença de que eles não são nocivos”.
 
A especialista ainda diz que o malefício ocorre, entre outros motivos, porque uma sessão de Narguilé expõe o adepto a um período longo de contato com a nicotina. “Em uma roda, se a pessoa gasta duas horas, irá fumar muito mais tabaco que se fumasse cigarros”, relata. Enquanto um cigarro leva de 5 a 7 minutos para acabar e propicia de 8 a 12 baforadas, um encontro onde há Narguilé dura de 20 a 80 minutos e pode render entre 50 e 200 baforadas.

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco