Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018.
RELEASES

Santa Casa de São José dos Campos lança campanha de doação de órgãos

Ação acontece nos dias 26 e 27 de setembro de 2018
 
O Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09) é marcado pela luta que muitos brasileiros enfrentam nas filas de doação pelo país. Mesmo com o aumento da taxa de doadores efetivos de 2,4%, em comparação com o ano passado, o número de transplantes ainda é insuficiente. Só no primeiro semestre de 2018 cerca de 33 mil pessoas esperam por um órgão.
 
Para conscientizar a população sobre a importância do tema, a Santa Casa de São José dos Campos lança campanha de doação de órgãos com objetivo de esclarecer aos pacientes e população do Vale do Paraíba. A entidade é referência no transplante de fígado e conta com equipe multidisciplinar e especializada. O primeiro procedimento foi realizado em 2009 e hoje, a Santa Casa de SJC já realizou mais de 200 transplantes.
 
Único hospital no Vale do Paraíba a realizar este procedimento, o credenciamento da Santa Casa contribuiu para minimizar a fila de espera de pessoas que aguardam por um transplante na região do Vale do Paraíba, já que até então este procedimento era feito apenas na Capital e em Campinas.
 
Atualmente existem na lista de espera cerca de 30 pacientes da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com uma espera estimada em seis meses. Além do transplante de fígado, o instituição também realiza transplante de córnea. 
 
A doação de órgãos pode ser feita por qualquer pessoa, mas de acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos só pode ser feita após autorização dos membros da família, e o doador deve ter sofrido de morte encefálica, ou seja, as vítimas geralmente tiveram dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral (AVC).
 
A constatação de morte encefálica pode durar até 24 horas, e todo potencial doador passa por uma bateria de exames. Assim, os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa.
 
Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas daqueles que não prejudicam as aptidões vitais do doador, como um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou parte do pulmão. Nestes casos, de acordo com a legislação, parentes até o quarto grau podem ser doadores. Não parentes, somente com autorização judicial.
 
“Para cada tipo de órgão, há regras específicas de doação. Mas é importante que cada pessoa deixe claro aos familiares a vontade de doar os órgãos”, reforça Ivã Molina, provedor da Santa Casa de São José dos Campos.

O que é a doação de órgãos:
 
Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.
 
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto. O diagnóstico de morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos diferentes examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar, que é interpretado por um terceiro médico.

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco