Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018.
RELEASES

Cerca de 300 pacientes fazem tratamento oncológico na Santa Casa

Para 2018, o INCA – Instituto Nacional do Câncer estima que 600 mil novos casos de câncer em todo o País. Dentre os tipos existentes, os mais comuns entre a população são o de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres, com exceção do de pele não-melanoma que domina o ranking. De acordo com o Instituto, na última década houve um aumento de incidência desta doença de 20% no mundo, principalmente nos países de média e baixa renda.

Além dos tipos citados, há também grande incidência de câncer de cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

As causas para o aparecimento dessa doença são inúmeras, como hereditariedade, exposição aos riscos e também hábitos de vida.  “A falta de exercícios físicos, o consumo exagerado de álcool e tabagismo, por exemplo, podem aumentar o risco de alguns tipos de cânceres”, explica o Dr. André Prestes, membro da equipe de oncologia da Santa Casa de São José dos Campos.

O câncer, identificado em estágio inicial, geralmente pode ser tratado e, até, dizimado em alguns casos. “Por isso, é importante fazer regularmente os exames preventivos, autoexames e ficar atento a qualquer sinal da doença. Em estágio inicial, as pessoas têm muito mais de chances de cura, dependendo do tipo do Câncer “afirma o oncologista.

O tratamento pode ocorrer por meio de sessões de quimioterapia (método que utiliza compostos químico principalmente por via venosa, mas que podem ser aplicados por outras vias também), radioterapia (combate de células tumorais por meio de radiações ionizantes) ou imunoterapia (promove o tratamento por meio da estimulação do sistema imunológico, pelo uso de substâncias modificadoras da resposta biológica). Estes últimos têm ganhado muito espaço nos tratamentos atuais.

A Santa Casa de São José dos Campos atender cerda de 120 pacientes por mês e realiza estes três tipos de tratamento. Com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos oncologias, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, a entidade tem infraestrutura completa para atender pacientes de diversas complexidades.

Para o Dr. André Prestes a prevenção é sempre a melhor maneira de evitar doenças. “O Ministério da Saúde, assim como diversos hospitais, têm trabalhado muito com a conscientização. Nesse mês de julho, por exemplo, celebramos o Julho Verde, de combate ao câncer de cabeça e pescoço”, finaliza.

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco