Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018.
RELEASES

Condomínios podem ser impactados pelo aumento da energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o aumento de 42,8% para o valor do patamar 2 da bandeira tarifária vermelha, ou seja, a taxa extra cobrada nas contas de luz quando essa bandeira é acionada passará de R$ 3,50 para R$ 5,00 a cada 100 kWh consumidos. Este aumento pode impactar diretamente as contas dos condomínios, uma vez que a energia é um dos itens que influenciam o valor da taxa condominial.
 
O novo valor vai passar a valer a partir de novembro e, para não sofrerem muito impacto nas contas, os condomínios podem investir em soluções para economizar. O diretor de relações institucionais da AABIC, Eduardo Zangari, afirma que uma das primeiras atitudes que pode ser adotada é o aproveitamento da iluminação natural. “Aproveite o horário de verão, em que a iluminação do dia é mais longa. Abra portas e janelas dos halls e áreas comuns e, se possível pinte as paredes com cores claras”, afirma.
 
Outra medida é a instalação de sensores de presença nas áreas comuns, mas que deve ser muito bem avaliado antes da instalação. É importante avaliar a área que ele será instalado, se há grande circulação de pessoas ou não e o tipo de lâmpada “As fluorescentes são mais econômicas que incandescentes no consumo de energia, mas quanto mais ela acende, menor a vida útil dela, aumentando assim a frequência de troca. Portanto, haverá economia de energia, mas aumento na compra de lâmpadas”, explica Eduardo Zangari.
 
Outra medida que pode aumentar a economia de energia é a troca de máquinas do condomínio, como bombas e motores antigos que consomem mais energia do que os novos modelos. Segundo Eduardo Zangari, o rendimento dos novos equipamentos pode ser 100% mais eficiente do que antigos (ar-condicionado é um exemplo que pode chegar em 300%).

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco