Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Sabado-feira, 17 de Novembro de 2018.
RELEASES

Sintomas de pacientes com síndrome do túnel do carpo se intensificam com o uso do transporte públic

A síndrome do túnel do carpo é a neuropatia compressiva mais comuns no mundo, sendo resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que se localiza entre a mão e o antebraço. A causa mais comum desta síndrome é a idiopática, a qual não se conhece a causa, mas também há causas traumáticas como quedas e fraturas, inflamatórias, hormonais e medicamentosas.
 
Um recente estudo, publicado na revista americana HAND, realizada por pesquisadores brasileiros, mostrou que a os sintomas da síndrome de túnel do Carpo podem aparecer pelo uso de transporte público. A vibração dos ônibus e trem provocam estimulação nervosa repetitiva em áreas já afetadas e comprimidas por fibrose ou nódulos que podem desencadear respostas sintomáticas e parestesia nos dedos próximo ao nervo mediano “Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são o formigamento e a dormência nos dedos”, explica Carlos Henrique Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão – SBCM e um dos autores do estudo.
 
No estudo, foram avaliados trabalhadores, que utilizam diariamente transporte público, como trens, ônibus e metrô. Estas pessoas responderam um questionário, no qual foram observados o aparecimento de sintomas da síndrome e quanto tempo de exposição à vibração foi necessário para o aparecimento dos sintomas.
 
A pesquisa foi realiza no período de julho de 2012 a abril de 2013, com 205 participantes, sendo 178 mulheres e 27 homens. No total, foram avaliadas 285 mãos, todas diagnosticadas com a síndrome do túnel do carpo. No questionário aplicado, havia perguntas sobre a ausência e presença dos sintomas mais comuns da síndrome, o tempo até o início dos sintomas após o embarque, o tipo de transporte e a posição da mão quando os sintomas foram mais aparentes.
 
Como resultados, entendeu-se que a vibração dos transportes públicos parece estar, em partes, diretamente relacionada ao aparecimento de sintomas. Dessa forma a percepção desses sintomas durante o uso de transporte coletivos, pode ser um indicativo de síndrome do túnel do carpo em pacientes que ainda não tem o diagnóstico. Essa constatação indica a clara recomendação para que toda pessoa que apresenta formigamentos e dormências nas mãos devem procurar um cirurgião de mão para confirmar o diagnóstico e tratamento, se necessário.
 
O tratamento desta síndrome pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da gravidade, por isso, é importante que o paciente seja avaliado e tratado por um especialista em cirurgia da mão. “O diagnóstico e tratamento corretos são essenciais para a melhora completa do paciente”, afirmou Carlos Henrique.
 
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmam a existência de uma fila de pessoas no Brasil, aguardando a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo, também existem poucos especialistas em cirurgia da mão no Brasil, além da falta de informação sobre a doença, o que também resulta em poucos diagnósticos precoce, explica o especialista da SBCM.

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco