Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Terça-feira, 13 de Novembro de 2018.
RELEASES

AABIC orienta moradores sobre como conviver em harmonia no seu condomínio

Conheça direitos e deveres e descubra as regras básicas para se evitar problemas com vizinhos

O estado de São Paulo tem mais de 55 mil condomínios, são milhares de pessoas dividindo áreas comuns e tentando conviver em harmonia. Em grandes ou pequenos condomínios são comuns as brigas entre vizinhos, e os motivos são diversos, mas a inadimplência, vagas de garagem e barulho lideram a lista de reclamações.

Cada condomínio estabelece suas próprias regras de utilização das áreas comuns, como garagens, piscinas e salão de festas, assim como acontece com a inadimplência. Os síndicos podem definir em assembleia como serão tratados os casos e os acordos que podem ser realizados antes de uma ação judicial. 

“Viver em sociedade exige um nível de tolerância de todo cidadão. Por isso é importante conhecer seus direitos e deveres para evitar problemas com vizinhos e funcionários de seu condomínio”, afirma Rubens Carmo Elias Filho, presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC).

Além de conhecer as regras de utilização das áreas comuns de seu condomínio, a AABIC enumera algumas dicas para uma boa convivência no condomínio:

Em relação ao barulho, por exemplo, informe-se sobre os horários permitidos e os tipos de sons toleráveis. E antes de discutir com um vizinho que lhe incomoda com um barulho, se não for constante, reflita se há mesmo necessidade, pois qualquer pessoa pode receber visitas barulhentas.

No elevador, se estiver esperando, dê preferência para quem está dentro do elevador e deixe a pessoa sair antes de entrar. E quando estiver transportando comida, lixo ou animais de estimação, utilize o elevador de serviço.

Outra dica é cumprimentar sempre as pessoas de seu condomínio quando encontrá-las. Neste caso não é regra, mas educação básica. E em relação a garagem, nunca estacione em uma vaga que não te pertence e se bater ou raspar em algum carro, comunique o proprietário do veículo. “Caso não conheça todas as regras do seu condomínio, sempre use o bom senso”, completa Rubens Carmo Elias Filho.

 

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco