Facebook RSS Twitter
Seja bem-vindo! Hoje é Sabado-feira, 17 de Novembro de 2018.
RELEASES

Coleção infantil estimula a ecoalfabetização

 A jornalista Rosana Jatobá, autora dos livros, inspirou-se em experiências dos filhos

A vencedora do Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de sustentabilidade, Rosana Jatobá, juntou o vasto conhecimento adquirido nas coberturas de questões sustentáveis com a recente experiência de ser mãe para escrever, em conjunto com a pesquisadora Arminda Jardim, a “Coleção Jatobá”.

A obra é composta por sete livros infantis (de 7 a 8 anos) que abordam temas fundamentais para a criança desenvolver uma consciência sustentável em relação ao ambiente em que está inserida e aos recursos naturais de que dispõe. O objetivo é realmente proporcionar aprendizado baseado no conceito de ecoalfabetização.

Inspirada no dia a dia com dois filhos pequenos, a autora criou histórias baseadas nas descobertas de um casal de irmãos curiosos, sempre questionando como as coisas funcionam e significam. Com este argumento, as narrativas abordam temas como a natureza, a água, o consumismo, a mobilidade urbana, a alimentação e o lixo. No capítulo final, estimula os hábitos sustentáveis e a iniciativa de influenciar os outros a agirem da mesma maneira.

Todos os livros ainda contêm passagens das crianças nas escolas, com conteúdo que serve de exemplo para professores desenvolverem atividades que despertem a noção de sustentabilidade nos alunos.

Esse viés educacional, aliás, é uma das principais características do Grupo Plano B, editora responsável pela obra, que tem uma divisão exclusiva para a área. Sua atuação é orientada por seu PADI (Programa de Aprimoramento Didático) exclusivo que busca a construção de práticas que valorizem o magistério e preparem o professor para as novas questões que se apresentam cotidianamente à escola e aos sistemas de ensino.

As histórias também são ilustradas por meio de uma técnica rara em bricolagem onde se produz fotos e então ilustrações a partir das imagens resultantes, desenvolvida pela bióloga pela USP, ceramista, pintora, artista plástica, escultora e naturalista Isabel Galvanese.

Para completar, a curadoria de Gabriel Galvanese, mestre em Sustentabilidade pela Universidade da Suécia, deu o tom e o olhar comprometido em despertar para sustentabilidade a atenção de cada pequeno leitor.

A Coleção Jatobá será lançada no dia 23/03 (segunda-feira) no Shopping Iguatemi em São Paulo às 19h. Em seguida haverá lançamentos nas principais capitais do país.

 

Temas e títulos dos livros:

- Água no Brasil e no mundo - (“Água por todo o lado”)

- Consumo Consciente - (“Será que eu compro?”)

- Alimentação saudável- (“Comer bem e se mexer”)

- O Lixo - (“Nada de lixo”)

- Mobilidade- (“De lá pra cá”)

- Sustentabilidade - (“Viva natureza viva”)

- Exercício para um mundo Melhor - (“Fazer para mudar”)

 

Lançamento

Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi. Piso 3

Data e Horário: 23/03/2015   às 19h

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2.232 - Jardim Paulistano - Oeste.

Telefone: 3030-3310.

 

 

Trecho do livro “De lá pra cá”, que trata sobre mobilidade

 

“No final de um mês, tinham testado três jeitos diferentes de ir à escola: de ônibus, de metrô e de carona. Benjamin, apesar de adorar a bicicleta, gosta mais de ir à escola de metrô, apesar de cheio. Ele acha engraçado ver toda aquela gente apressada. Também gosta de poder andar um pouco a pé pelas ruas até chegar à escola. Assim, pode ver e fazer contato com outras pessoas no caminho”.

 

Autora

Rosana Jatobá é mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de sustentabilidade em 2013. Rosana, jornalista e defensora das boas práticas em favor da Sustentabilidade, torna possível à criança por meio desta Coleção, a sua formação e sensibilidade para uma vida equilibrada e saudável.

 

Coautora

Arminda Jardim é bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.

 

Editora

O Grupo Plano B Editorial é dirigido por profissionais que atuam há 30 anos no mercado editorial/educacional, com foco em livros e soluções didáticas e paradidáticas.

www.grupoplanob.com.br

Pense antes do BOM DIA GRUPO
Filosofando sobre a conduta no "Whats"   [...]
Jornalista da Predicado colabora em reportagem da revista Gestão & Negócios
A jornalista Carolina Fagnani, diretora executiva da Predicado Comunicação Empresarial foi conv [...]

55 11 4930-2006
predicado@predicadobrasil.com.br

Avenida Imperatriz Leopoldina, 263
Sala 14 - Nova Petrópolis
CEP 09770-271
S. Bernardo do Campo – SP

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9h as 18h

Predicado © 2013, Todos os direitos reservados.  | Política de Privacidade | Direitos Autorais | Fale Conosco